terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia da Consciência Negra

Foi realizado no dia 23 de novembro, na quadra poliesportiva da escola Municipal José Higino de Sousa, a comemoração ao Dia da Consciência Negra no Brasil.
Onde foram feitas apresentações , do PETI, da BOA IDADE e do PROJOVEM de Jataúba.


O ProJovem apresentou o Bale do Café e o Maracatu e Homenagem a Zumbi.






*BALE DO CAFÉ: Por volta de 1850 na economia cafeeira o escravo, ja nao era mais aquela mercadoria barata e facilmente substituivel do Brasil-Colonial, mas, pelo contrario deveria ser protegido, pois a sua inutilização iria onerar o custo da produção. Em 1870, a produção de café na provincia de sao paulo correspondia  a 16% da produção nacional, 1885 são paulo ja produzia 40% do café brasileiro. Esse foto se refletia na valorização das terras produtivas e da mão-de-obra escrava.


 



*MARACATU: Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestação populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígenas, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica as cortes portuguesas. Os maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como MARACATUS DE BAQUE VIRADO ou MARACATU NAÇÃO, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em músicas e dança própria para homenagear a coroação do rei: o maracatu.


 



*HOMENAGEM A ZUMBI: Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1656. Foi um dos principais representantes da assistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilomboo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizada na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte fo municipio da União dos Palmares (Alagoas). Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário